domingo, 4 de julho de 2010

Haicai

Parece fácil e simples. Uma brincadeira. Três versos sem rima que retratam um instante. Uma fotografia escrita de um momento, de um lugar. Apenas três versos, mas que em poucas palavras devem dizer o suficiente.


A origem do haicai é o Japão. Contudo, o pequeno poema japonês ganhou o mundo e alcançou o Brasil. O interesse pelo haicai, dentro e fora da comunidade japonesa, leva poetas como Alice Ruiz e Cláudio Daniel a oferecerem oficinas onde tentam ensinar a essência poética e um pouco de sua história. Também é grande o número de pessoas que se reúne por meio de associações para estudar e fazer haicais em sua forma mais tradicional. É o caso do Grêmio Haicai Ypê, que organiza reuniões e encontros em São Paulo.

O haicai, assim como outras formas de poesia - por exemplo, o soneto -, tem regras. No Brasil, ao longo dos anos, ganhou algumas variações. Em sua forma tradicional, o haicai japonês é um poema composto de 17 sílabas distribuídas em três versos. O primeiro deve conter cinco sílabas, o segundo sete e o terceiro, novamente, cinco. O haicai não tem rima nem título. A referência à natureza está sempre presente no uso de uma palavra, o termo de estação, chamada kigô em japonês, que remete às estações do ano. Aqui, apesar da indefinição ou das diferenças territoriais que marcam as estações, muitos haicaístas brasileiros mantêm o uso do kigô. Há haicais para cada estação do ano.

Um exemplo belíssimo de Haicai são as poesias de Alice Ruiz:

"amigo grilo
sua vida foi curta
minha noite vai ser longa"

(Alice Ruiz)

Um comentário:

Rafael Noris disse...

Bacana saber que há pessoas divulgando o haicai na blogosfera ;-)

parabéns pelo blog,

abraço.